RELATÓRIO DE FLUXO DE CAIXA

Muitos se perguntam qual a finalidade do regime de caixa para a gestão financeira da sua instituição, até mesmo seu verdadeiro significado. Pois bem, neste post estaremos esclarecendo essas dúvidas e explicando a importância do mesmo.

 

Diferente do D.R.E., o regime de caixa (fluxo de caixa) são registros onde consideramos a data em que realmente entrou e saiu dinheiro do caixa da instituição em um determinado período, ou seja, as despesas e receitas de todas as fontes (dinheiro, cartão, banco, etc).

 

Somente são contabilizados nesse relatório as contas RECEBIDAS e PAGAS, diferente da D.R.E. que contabiliza as receitas e despesas na data de seu vencimento.

 

Assim como o relatório de D.R.E, o relatório de Fluxo de Caixa é de grande importância para a gestão da instituição, pois mostra de forma clara as entradas e saídas realizadas em cada período.

 

Para a geração deste relatório basta acessar o menu FINANCEIRO-> RELATÓRIOS-> RELATÓRIOS DE FLUXO DE CAIXA POR PERÍODO:

galileu

 

Observa-se que gerou duas colunas referente ao mês atual, isso ocorre devido a primeira coluna demonstrar o valor recebido (realizado) até o momento, e a coluna ao lado é pertinente aos valores previstos x realizado até o fechamento do mês, ou seja, o valor projetado até o fechamento do mês atual, da mesma forma se da para os demais meses,que será demonstrada uma previsão dos resultados do demonstrativo.