INTEGRAÇÃO DO SISTEMA GALILEU COM O URÂNIA

Agora o sistema Galileu possui integração com o software URÂNIA, que auxilia na montagem das grades de horários das turmas.

Caso a sua instituição utilize o Sistema Galileu, e também tenha licença do URÂNIA, será possível ter acesso a essa funcionalidade que agiliza bastante o processo de montagem de horários.

Basicamente a integração funciona através de importação de um arquivo gerado pelo Galileu no Urânia, que contém dados como: quantidade de aulas diárias, quantidade de aulas semanais, disponibilidade dos professores, etc. Com esses dados o Urânia monta automaticamente a estrutura e cria a distribuição de aulas automaticamente.

Após a montagem do horário, o Urânia disponibiliza um arquivo para ser importado no Galileu, para que o mesmo insira os horários montados pelo Urânia nas turmas do sistema Galileu.

Para que essa integração funcione, são necessárias algumas configurações e cadastros para que seja possível exportar a estrutura do Galileu para o Urânia. Seguem os passos:

1° Passo:

Ter as turmas com suas disciplinas e professores cadastrados no sistema.

img1


2° Passo:

Acesse o menu CURSO -> Cadastro de CURSOS, e clique em EDITAR em algum Curso cadastrado. Após acessar a edição do CURSO, clique na aba de INTEGRAÇÃO COM O URÂNIA:

img2

Nessa aba basta clicar em cada um dos períodos (manhã, tarde e noite), e informar a quantidade de aulas que são dadas diariamente nesse curso, informando também os horários de inicio e término de cada uma das aulas,  conforme exemplo:

img3

Não se esqueça de clicar em SALVAR ao término do cadastro.


3° Passo:

Acesse o menu TURMA -> CADASTRO DE TURMAS, Edite uma turma,  e acesse a aba OUTROS -> Integração com Urânia. Nessa tela basta informar o número de aulas que ocorrem diariamente, marcando SIM, NÃO ou TALVEZ em cada uma das aulas/dias. Informe também o número de aulas SEMANAIS para cada disciplina, conforme imagem:

img4

Obs: O contabilizador com total de aulas semanais ( no exemplo estão marcadas 10 aulas)  deve ser igual ao número de aulas semanais das disciplinas (no exemplo estão cadastradas 10 aulas).

Não se esqueça de clicar em SALVAR.

4° Passo:

Acesse o menu UNIDADES -> FUNCIONÁRIOS -> CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS E PROFESSORES, localize e edite cada um dos professores.

No cadastro do professor, clique na aba INTEGRAÇÃO COM O URÂNIA, e para cada um dos períodos (manhã, tarde e noite) assinale a opção de CONFIGURAR TURNO, preenchendo assim a disponibilidade do professor para cada um dos turnos, selecionando também algumas regras de disposições de aulas exigidas pelo URÂNIA.

img5

Após ter efetuado todos esses passos, tanto a exportação do arquivo do GALILEU, quanto a importação do arquivo gerado pelo URÂNIA poderá ser acessada e realizada através do menu TURMA -> HORÁRIO DAS TURMAS-> Integração com o Urânia (Software de Horário Escolar)

img6
* IMPORTANTE: A importação dos horários só funcionará para turmas SEM horário cadastrado. Qualquer tipo de alteração ou edição no horário após a importação deverá ser efetuada manualmente no Galileu, ou removendo o horário completo e importando novamente o horário vindo do URÂNIA.