CADASTRANDO CLIENTES (RESPONSÁVEIS FINANCEIROS) E ALUNOS (DEPENDENTES)

Antes de realizarmos o passo a passo para CADASTRAR ALUNOS no GALILEU, vamos esclarecer alguns conceitos importantes:

CLIENTE ou RESPONSÁVEL FINANCEIRO: é a pessoa responsável financeiramente por um aluno, pode ser um parente do aluno (pai, mãe, avô, tio) ou ainda PODE SER O PRÓPRIO ALUNO.

ALUNO: é a pessoa que utilizará os serviços educacionais (Beneficiário).

Nosso primeiro passo será verificar se o RESPONSÁVEL FINANCEIRO (ou CLIENTE) pelo ALUNO já existe em nosso sistema, para isso acesse o menu CLIENTES -> CADASTRO DE CLIENTES -> CONSULTAR CLIENTES. Após a abertura da tela de pesquisa, informe o NOME DO CLIENTE ou o CPF e clique no botão LOCALIZAR, conforme imagem abaixo:

 

1

 

Se o CLIENTE já estiver cadastrado clique no botão EDITAR pp, para visualizar o cadastro do mesmo, caso contrário clique no botão novo localizado na tela de PESQUISA. Com o formulário de CADASTRO/EDIÇÃO do CLIENTE aberto verifique se o ALUNO é o próprio RESPONSÁVEL FINANCEIRO, se sim então marque SIM na opção de “ESSE RESPONSÁVEL FINANCEIRO TAMBÉM É O ALUNO?” caso contrário marque a opção NÃO.

2


* Obs.: Os campos marcados com são de PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO.

O usuário deverá preencher todos os campos obrigatórios referente ao CLIENTE e após o término deverá clicar no botão SALVAR localizado na parte superior da tela. Não é possível inserir 2 (dois) clientes com o mesmo CPF.

IMPORTANTE: Recomendamos manter um cadastro detalhado de seus clientes, isso pode ser útil em ações de marketing e também para maior controle gerencial. O GALILEU conta com um cadastro completo e com avisos que ajudam você nas tarefas diárias.

2.1

 

CADASTRAR O DEPENDENTE/ALUNO

 

IMPORTANTE: Só deve ser executado esse passo, caso o aluno NÃO SEJA o próprio RESPONSÁVEL FINANCEIRO, caso seja, pule para a etapa GERAR O CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS clicando aqui.

Nessa etapa iremos realizar um pré-cadastro dos DEPENDENTES FINANCEIROS do CLIENTE cadastrado. Para isso, ainda no CADASTRO DO CLIENTE, após salvar, clique na aba de “ALUNOS/DEPENDENTES“. Conforme imagem abaixo:

 

3

 

O usuário deverá informar o NOME, DATA DE NASCIMENTO e GRAU DE PARENTESCO do ALUNO/DEPENDENTE. Caso o ALUNO seja BOLSISTA, preencha o campo de PERCENTUAL DE BOLSA.

Após informar os dados o usuário deverá clicar no botão SALVAR DEPENDENTE. O usuário poderá adicionar nessa tela quantos ALUNOS/DEPENDENTES forem necessários.

Após adicionar um ALUNO/DEPENDENTE, o usuário poderá completar o cadastro do aluno, para isso basta clicar no botão COMPLETAR CADASTRO DO ALUNO, o qual está na frente dos dados do aluno recém-cadastrado.

 

3.1

 

Há outra opção para COMPLETAR O CADASTRO DO ALUNO, para isso basta acessar o menu ALUNO E MATRÍCULA -> CADASTRO DE ALUNOS, ao acessar a tela de PESQUISA DE ALUNOS, basta informar o NOME DO ALUNO desejado e clicar no botão LOCALIZAR. Caso o sistema não apresente o ALUNO desejado no resultado da pesquisa, certifique-se que o NOME está escrito corretamente e que o DEPENDENTE foi adicionado corretamente no cadastro do CLIENTE (RESPONSÁVEL FINANCEIRO). Ao encontrar o ALUNO, basta clicar no botão EDITAR pp para completar as informações e SALVAR os dados.

 

4

 

Após clicar no botão EDITAR pp o sistema exibirá o formulário de cadastro completo do ALUNO/DEPENDENTE.

 

555

 

Após o preenchimento completo do fomulário de cadastro, basta clicar no botão SALVAR e Pronto! Agora temos o aluno ALUNO devidamente cadastrado em nosso sistema.

* Obs.: O cadastro de ALUNO/CLIENTE pode ser feito via menu  ALUNO E MATRICULA -> CADASTRO DE ALUNOS-> novo onde cadastre-se o ALUNO inicialmente, e em seguida informa-se quem é o responsável por ele (CLIENTE).

 

Nosso próximo passo será GERAR O CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS e realizar a MATRÍCULA DO ALUNO e também todas sua vida FINANCEIRA na instituição. Para maiores informações sobre a geração de contrato clique aqui.

 

 

VOLTAR AO MENU PRINCIPAL

1 comment

Deixe uma resposta