CRIAÇÃO DE RELATÓRIOS PERSONALIZADOS

No menu de Relatórios Personalizados conseguimos criar e personalizar vários documentos que podem ser impressos no Galileu, sendo eles referente à Alunos, Cliente, Contratos, Matrículas, Matriculas Aprovadas, Funcionários e Conta a Receber.

Para criar um novo relatório basta acessar o menu REL. PERSONALIZADOS, selecionar a opção desejada e clicar em NOVO(novo). Feito isso, será exibida a seguinte tela:

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Neste tela iremos selecionar o tipo de dados que iremos trabalhar. Neste exemplo iremos utilizar o tipo DADOS DE CONTRATOS para demonstração.

Ao selecionar o tipo de dados, temos a área onde iremos criar o nosso relatório personalizado e algumas possibilidades.

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Podemos criar 2 tipos de relatórios neste menu, um relatório do tipo Documento e outro do tipo Listagem.

1 – Tipo documento é utilizado para inserção de modelo de contrato por exemplo. Porém, podem ser criados vários outros tipos de documentos

Para criar um relatório do tipo documento basta selecionar a opção no início da página. Ao marcar esta opção será possível criar um documento onde algumas informações podem ser automaticamente exibidas ao gerar o documento. Estas informações estão disponíveis no campo TAGS:

Um exemplo de utilização das tags seria: Nome do aluno: [NOME DO ALUNO], RG do aluno: [RG DO ALUNO].  Neste caso o sistema exibirá automaticamente o NOME e o RG do aluno selecionado na geração do documento.

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Após salvar o relatório personalizado do tipo Documento, caso tenha somente 1 modelo o mesmo será impresso automaticamente ao salvar os contratos no sistema. Caso tenha mais de um modelo será possível selecionar qual destes será impresso clicando no botão IMPRIMIR em frente ao contrato gerado.

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2 – Listagem é um relatório em formato de tabela, onde é possível inserir os filtros e também quais campos serão exibidos na listagem que será gerada.

Ao marcarmos a opção Listagem, deverão ser definidas as informações que serão exibidas no relatório, para isso basta clicar na informação desejada na área de  INCLUIR CAMPOS. Assim a informação já será alocada para a área de CAMPOS DO RELATÓRIO e serão exibidas nesta ordenação.

Caso sejam informações numéricas, temos algumas opções de operações que podem ser realizadas. Caso não queria nenhuma operação basta deixar em branco.

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Selecionas as informações que serão exibidas no relatório, iremos informar quais serão os filtros utilizados para a geração do mesmo. Para isso, dessa até o fim da página e selecione os filtros na área INCLUIR FILTROS NA TELA. Neste caso utilizaremos os filtros Nome do aluno e Nome da unidade de cadastro.

O filtro de nome será inserido como texto, portanto a opção deve ser TEXT/DATE e unidade será selecionada, sendo assim utilizaremos a opção SELECT.

 

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Após selecionados os filtros do relatório podemos clicar em salvar no início da página.

Para gerar o relatório acesse o menu REL. PERSONALIZADOS -> RELATÓRIO DE CONTRATOS (modelo utilizado como exemplo) que o sistema exibirá o relatório criado a cima.

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