CADASTRO DE TURMAS

Após cadastrar os CURSOS, devemos cadastrar (ou abrir) as turmas, para isso acesse o menu TURMA -> CADASTRO DE TURMAS. A primeira tela a ser exibida é de LISTAGEM DE TURMAS, portanto, não se confunda com a tela de CADASTRO DE TURMAS.

turma

 

Na tela de PESQUISA há várias opções de consulta, sendo por UNIDADE, CURSO, TIPO DE ORGANIZAÇÃO (Série, Ano, Semestre, Módulo, etc.), INÍCIO DO PERÍODO LETIVO, FIM DO PERÍODO LETIVO, IDENTIFICAÇÃO DA TURMA, e se a pesquisa será realizada por TURMAS ABERTAS ou ENCERRADAS. O usuário deverá preencher as informações desejadas e clicar no botão LOCALIZAR para a realização da pesquisa.

Para CADASTRAR UMA NOVA TURMA, o usuário deverá clicar no botão NOVO novo localizado na tela de PESQUISA. Após o clique, o usuário será redirecionado para a tela de CADASTRO, conforme abaixo:

nova turma

Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório.

O primeiro passo é escolher qual será a UNIDADE e o CURSO a qual a nossa turma será aberta, ou seja, é no cadastro de turmas que criamos o vínculo entre a UNIDADE e o CURSO, através da TURMA que está sendo cadastrada. Em seguida o usuário deverá informar qual será o TIPO DE ORGANIZAÇÃO que a turma criada adotará, por exemplo: Ano, Série, Módulo, etc.. Caso o usuário precise cadastrar um novo TIPO DE ORGANIZAÇÃO, basca clicar no ícone Novo Registro localizado logo a frente do respectivo campo.

Os campos DT. INÍCIO e DT. FIM referem-se ao primeiro e último dia de aula, ou seja, o PERÍODO LETIVO da turma que está sendo cadastrada.

O próximo campo, PERÍODO, o usuário deverá escolher em qual período e turma terá aulas, ou seja, no período DIURNO ou NOTURNO por exemplo.

O campo IDENTIFICAÇÃO DA TURMA deverá ser preenchido com um nome que identifique a turma administrativamente. Alguns exemplos: 1ºA, 2ºB, II TÉCNICO EM MECÂNICA, MESTRADO EM BIOLOGIA 1ºSEM/2014.

– STATUS DA TURMA: Se a turma está ABERTA (as aulas estão ocorrendo ou a turma ainda não foi encerrada), ou ENCERRADA (Não permite novas matrículas e as aulas chegaram ao fim).

– CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO: A forma como os alunos dessa turma serão avaliados. O sistema faz o cálculo automático das médias e sugere os alunos que serão aprovados e reprovados (por infrequência ou aproveitamento) com base nesse critério selecionado. Quando a turma se referir ao  ENSINO INFANTIL selecione a opção de PARECER DESCRITIVO. Caso o critério desejado não exista na lista de opções basta clicar no ícone Novo Registro o qual está em frente ao respectivo campo, e adicionar um novo registro. Para saber com detalhes como cadastrar um critério de avaliação, basta acessar -> Cadastrar Critério de Avaliação.

HORÁRIO DE AULA: Texto com o horário de aula da turma. O texto informado nesse campo sairá na DECLARAÇÃO ESCOLAR (Você pode gerar declarações escolares para alunos matriculados acessando o menu ALUNO E MATRÍCULA -> IMPRESSÃO DE DOCUMENTOS -> DECLARAÇÃO ESCOLAR).

– QTD. VAGAS:  Você poderá delimitar quantas matrículas essa turma comportará. Por exemplo, se você colocar o numero 20, o sistema limitará o numero de matrículas dessa turma em 20, caso o usuário tente matricular o 21° aluno, o sistema não permitirá, informando que o limite de vagas já foi ultrapassado. Preenchendo com o valor 0, ou vazio, o sistema entenderá que não haverá limite.
– PROFESSOR RESPONSÁVEL: Professor responsável/coordenador da turma, o preenchimento é OPCIONAL. Você pode cadastrar uma turma sem informar o professor responsável por ela, caso necessite adicionar um professor responsável posteriormente, basta EDITAR a turma e adicionar o mesmo.

– MATRIZ CURRICULAR DA TURMA Ainda no CADASTRO DA TURMA o usuário deverá informar quais são as DISCIPLINAS que compõem a GRADE CURRICULAR da turma. É obrigatório adicionar ao menos uma DISCIPLINA na Base Nacional Comum ou na Parte Diversificada.

matriz

 

Há uma opção para que o usuário possa copiar uma MATRIZ CURRICULAR já existente, para isso há um botão para tal açãocopia. O botão pode ser utilizado para agilizar o trabalho copiando a matriz de uma turma que possua uma grade curricular SEMELHANTE a da turma que está cadastrando no momento. Útil somente quando você já possui turmas semelhantes cadastradas no sistema.

– BASE NACIONAL COMUM: Disciplinas que compõem a parte Nacional Comum definida pelo MEC. Para adicionar uma DISCIPLINA basta selecionar a ÁREA DE CONHECIMENTO e a DISCIPLINA desejada, e logo em seguida clicar no botão ADICIONAR. Caso queira inserir novas DISCIPLINAS, basta clicar no ícone Novo Registro localizado na frente do respectivo campo.

Após adicionar a DISCIPLINA na matriz dessa turma, informe no campo CARGA HORÁRIA a carga horária total dessa disciplina no curso/turma.

– PARTE DIVERSIFICADA: Disciplinas que compõem a matriz curricular da turma, mas não estão na Base Nacional Comum. O usuário deverá executar os mesmos procedimentos informados na BASE NACIONAL COMUM para realizar a inclusão de DISCIPLINAS na PARTE DIVERSIFICADA.

Após preencher todos os campos obrigatórios e adicionar as disciplinas, basta clicar no botão SALVAR e a nossa TURMA está criada com sucesso.

Caso tenha qualquer dúvida relacionada a essa publicação, basta entrar em contato em um de nossos canais de atendimento.

 

VOLTAR AO MENU PRINCIPAL

 

Deixe uma resposta