CADASTRO DE NOVA TURMA DE PROGRESSÃO MODULAR

Esse cadastro de turma é mais indicado para instituições que trabalham com módulos e disciplinas diferentes em cada módulo, onde será necessário que o aluno conclua todas as disciplinas para concluir o curso.

Para cadastrar uma turma de progressão modular o processo é bem simples. Primeiramente acesse por gentileza o menu TURMA-> CADASTRO DE TURMAS em seguida clique no botão novo . Ao clicar, perceba que aparecerão duas opções, selecione assim a opção NOVA TURMA PROGRESSÃO MODULAR.

 

m1

 

Estando na tela de cadastro de turma de progressão modular, preencha o formulário de cadastro da mesma forma que é feito no CADASTRO DE TURMA, porém é importante se atentar às datas de inicio e fim da turma, pois deve ser cadastrado o período total da turma.

EXEMPLO: Um curso de administração possui período de 6 módulos de 1 semestre cada módulo para sua conclusão, e será iniciado em 2017. Sendo assim deve ser inserido o período total do curso, ou seja, de 01/02/2017 até 20/12/2019.

 

m2

 

A grande diferença do cadastro de turma de progressão modular, está no cadastro da matriz curricular da turma, pois neste momento é que devem ser cadastrados todos os módulos e suas respectivas disciplinas para que o(a) aluno(a) conclua o curso.

Nesta etapa, devem ser inseridos todos os módulos e também as disciplinas de cada módulo. Para isso insira os dados do primeiro módulo como NOME, PERÍODO, ANO / SEMESTRE.

 

m3

 

Feito isso, você poderá adicionar as disciplinas que compõem o primeiro módulo selecionando-a na barra de disciplinas e em seguida clicando em ADICIONAR.

 

m4

 

Após inserir as disciplinas do primeiro módulo, juntamente com sua carga horária, insira os demais módulos da turma caso necessário clicando no botão m5, e repita o processo de cadastro realizado no primeiro módulo.

Lembrando que é possível adicionar quantos módulos forem necessários para conclusão do curso.

 

05

 

Após inserir todos os módulos e disciplinas clique em salvar para dar continuidade no cadastro.

O próximo passo será cadastrar uma tabela de preço para esta turma, para informações sobre este cadastro CLIQUE AQUI.

Lembrando que para uma turma de progressão modular, é possível cadastrar uma tabela de preços para cada módulo, ou também uma tabela válida para todos os módulos. Essa escolha será feita por você para que atenda da melhor maneira a sua forma de trabalho.

Com a tabela de preços cadastrada, partiremos para a próxima etapa que será matricular os alunos na turma. O mais indicado é realizar a matricula através do contrato, pois o mesmo efetua a matricula do aluno e também gera todas as informações financeiras de uma só vez. Para informações sobre a geração de contratos CLIQUE AQUI.

Podemos observar que ao gerar o contrato, o sistema já matriculou o aluno em todas as disciplinas de todos os módulos, somente sendo necessário inserir as cargas horárias de cada disciplina caso não tenha sido feito no cadastro da turma.

 

05

 

 

Em alguns casos, o(a) aluno(a) irá cursar uma ou mais disciplinas em outra turma. Estes casos não serão um problema, o sistema traz o aluno matriculado por padrão na mesma turma, porém é possível alterar a turma onde ele irá cursar cada disciplina.

Isso pode ser feito através do menu ALUNO E MATRICULA -> MATRICULA, em seguida localize o aluno e clique no botão de EDITAR em frente à matricula.

Para selecionar outra turma onde o aluno irá cursar determinada disciplina, é necessário primeiramente remover a matricula atual desta disciplina clicando no “X” vermelho.

 

06

 

Feito isso, clique no botão 09 e na opção OUTRA TURMA. O sistema disponibilizará uma janelinha para ser seleciona a nova turma onde o aluno irá cursar a disciplina.

 

07

 

Após selecionar a nova turma, clique no botão MATRICULAR em frente à disciplina correspondente à que o aluno iria cursar na turma anterior.

 

08

 

Outro tipo de situação, é quando um aluno possuir dispensa em uma ou mais disciplinas do curso. Isso pode ser informado tranquilamente também na matricula do aluno. Para isso é necessário que na coluna de Situação da Matricula seja selecionada a opção DISPENSADO, informar a data que está sendo dada a dispensa, no caso a data atual, e também informar a nota do aluno para aquela disciplina, tanto se foi cursada na mesma instituição quanto em uma diferente.

 

00

 

 

 

Estando matriculados os alunos na turma, com as disciplinas devidamente matriculadas nas turma corretas, e dispensas devidamente aplicadas (caso existam), basta clicar em CSALVAR  para finalizar o processo de cadastro de turma de progressão modular.

Caso tenha qualquer dúvida relacionada a essa publicação, basta entrar em contato em um de nossos canais de atendimento.