CADASTRO DE FÓRMULA PARA CÁLCULO DA MÉDIA.

Para que o sistema possa realizar o cálculo automático da média dos alunos, é necessário cadastrar uma fórmula de cálculo.

Para cadastrar a fórmula acesse o menu: CURSOS -> CADASTRO DE FÓRMULA PARA CÁLCULO DA MÉDIA e clique no botão NOVO para cadastrar uma nova fórmula.

NOVO

 

Após clicar no botão NOVO, na aba de fórmula de cálculo da media, será necessário informar o curso, turma, Disciplina, Professor(a) e Período para os quais deseja cadastrar uma fórmula.

 

cadastro

 

Logo a baixo na aba de atividades, será necessário cadastrar as atividades que serão utilizadas para cálculo da média e os valores de cada atividade. Para isso clique no botão botao . Em seguida será necessário inserir o nome da atividade, o alias desta atividade, que seria uma abreviação para a mesma, informar os valores mínimos e máximos que serão atribuídos para cada atividade, como por exemplo, de 0 a 10. Após isso basta clicar em CONFIRMAR.

* Obs.: Mantenha sempre selecionada a opção de Especificar Atividade. A opção de Atividade Global serve exclusivamente para simulados, onde a nota dessa atividade deverá constar na fórmula de todas as disciplinas, descartando a necessidade de ter que lançar a mesma nota em todas as disciplinas, centralizando o seu lançamento em uma única tela ( Menu: TURMA -> AVALIAÇÃO -> NOTA -> REGISTRO DE ATIVIDADES GLOBAIS ).

Realize esse procedimento para todas as atividades que deseja utilizar para cálculo da média.

atividade

Todas as atividades cadastradas serão exibidas na aba ATIVIDADES.

 

atv

 

O próximo passo está na aba de fórmula, sendo possível inserir a fórmula que o sistema utilizará para cálculo da média. Para isso é necessário selecionar as atividades cadastradas através dos aliases criados para as atividades.

* Obs.: Para que a fórmula funcione é necessário inserir as atividades clicando em cada uma por vez e inserir os símbolos de cálculo entre elas.

Na imagem a baixo é possível analisar um exemplo de fórmula.

for

 

Caso utilize a média aritmética simples, como por exemplo: ( P1 + P2)/2, basta selecionar a opção de UTILIZAR MÉDIA ARITMÉTICA, que o próprio sistema montará a formula automaticamente.

Com a fórmula já criada, é possível testá-la, para isso basta clicar no botão  teste  que o sistema trará alguns valores aleatórios para efetuar um teste de cálculo, porém os mesmos podem ser editados pelo usuário para a simulação.

 Em seguida clique em cal  e pronto, o sistema testará a fórmula para você e mostrará o resultado final para conferência.

fim

 

Após ter finalizado todo o processo de cadastro da fórmula, o último passo é clicar em no botão SALVAR no inicio da página.

 

 

COPIAR FÓRMULA PARA OUTRO CURSO, TURMA, PERÍODO OU PROFESSOR

 

Após ter cadastrado uma fórmula para cálculo da média, é possível copiar a mesma fórmula e utiliza-la em outro curso, turma, disciplina, período ou professor. O procedimento para isso é bem simples.

Inicialmente acesse o menu de cadastro de fórmula: CURSOS -> CADASTRO DE FÓRMULA PARA CÁLCULO DA MÉDIA, em seguida insira os dados de pesquisa referentes a um curso, turma, disciplina, período ou professor que possuam uma fórmula cadastrada que o sistema exibirá a fórmula e algumas opções. Abaixo temos um exemplo prático para ajudar no entendimento.

forfor

 

A primeira opção é a de EDITAR caso haja alguma alteração a ser feita na fórmula, lembrando que ao alterar a fórmula, o sistema terá que recalcular todas as notas (caso existam) dos alunos que utilizam esta fórmula para cálculo da média.

A segunda opção é de EXCLUIR a fórmula cadastrada.

A terceira opção é a que será utilizada para copiar a fórmula. Ao clicar no botão  co  o sistema exibe a mesma tela de pesquisa com formulário em branco, porém com uma mensagem inicial com os seguintes dados: “COPIANDO FÓRMULA DE: (nome do curso) – (nome da turma) – (disciplina) – (período) – (unidade) – (professor)”. Esses dados informam de onde está sendo copiada a fórmula.

O próximo passo é inserir no formulário os dados para onde será copiada a fórmula.

Na imagem realizei uma simulação onde copio a fórmula da turma 2° A para a turma EJA 2° B, sendo assim a única informação que será alterada é a do campo TURMA, as demais permanecem iguais as anteriores.

troca

Após selecionar as opções de acordo com seu objetivo de cópia, basta clicar no botão SALVAR no inicio da página.

* Obs.: Caso você tente realizar a cópia de uma fórmula para uma turma, curso ou período que já possua uma fórmula cadastrada, o sistema exibira a seguinte mensagem.

ATT