BAIXAR PARCELAS DE CONTAS A RECEBER (MENSALIDADES)

COMO REALIZAR A  BAIXA DE RECEBIMENTOS DE MENSALIDADES/PARCELAS?

Nesse post vamos ensinar passo a passo como realizar a BAIXA de uma PARCELA/MENSALIDADE no GALILEU.

Acesse o menu FINANCEIRO -> CONTAS A RECEBER -> BAIXAR PARCELAS, ao acessar será apresentada a seguinte tela:

34

O usuário poderá escolher duas possibilidades de encontrar uma PARCELA: Usar Filtro de Pesquisa ou Usar Leitor de Código de Barras.

Ao selecionar a opção Usar Filtro de Pesquisa, o usuário deverá preencher algum filtro de pesquisa e clicar no botão LOCALIZAR, para que o sistema consulte as PARCELAS EM ABERTO. Não é obrigatório informar todos os filtros, mas no mínimo um dos filtros deverá ser preenchido.

Caso seja selecionada a opção Usar Leitor de Código de Barras, o usuário deverá utilizar o LEITOR DE CÓDIGO DE BARRAS para realizar a leitura do CARNÊ ou BOLETO, ou caso não possua o LEITOR, o usuário poderá informar o número do código de barras do carnê ou boleto manualmente. Conforme a imagem abaixo:

35

Caso a pesquisa seja realizada através da opção USAR FILTROS DE PESQUISA, o usuário irá informar algum dado para pesquisa, e após encontrar o registro desejado, basta clicar no botão BAIXAR, conforme imagem abaixo:

36

Para dar baixa em uma parcela, basta clicar no botão BAIXAR, onde será aberta uma janela para informar os dados da baixa da respectiva parcela.

37

A tela acima é a mesma que será aberta ao consultar uma PARCELA através do LEITOR DE CÓDIGO DE BARRAS, ou seja, quando utilizamos o LEITOR ele já encontra a PARCELA e abre para realização da BAIXA.

Para realizar a BAIXA de forma correta o usuário deverá informar a DATA DE PAGAMENTO (se existir JUROS ou MULTA o sistema calculará e mostrará na tela), se a PARCELA SERÁ PAGA INTEGRALMENTE ou se irá receber VALOR PARCIAL (deverá informar qual o valor que está sendo recebido e o a diferença que ainda ficará em ABERTO, é obrigatório informar um motivo).

O usuário poderá escolher até 3 FORMAS DE RECEBIMENTO do valor, sendo elas: DINHEIRO, CHEQUE e CARTÃO. Caso seja selecionado CHEQUE, o usuário deverá informar os dados do CHEQUE, caso CARTÃO, deverá informar a BANDEIRA e NÚMERO. Em todas as opções o usuário deverá informar o VALOR PAGO.

Após a escolha da FORMA DE PAGAMENTO, o usuário deverá clicar no botão CONFIRMAR para realizar a BAIXA, após confirmar a baixa da parcela o sistema apresentará o botão de RECIBO, que ao ser clicado será gerado o recibo da respectiva parcela.

 

1 comment

Deixe uma resposta