ALTERNATIVA PARA USUÁRIOS COM DALTONISMO

O daltonismo é uma alteração genética que faz com que as pessoas não consigam distinguir as cores primárias (verde, vermelho e azul) com facilidade. Ao navegar pela internet esses usuários têm dificuldade para ler textos ou ver imagens, o que pode ser acentuado dependendo do esquema de cores de um site, por exemplo.

Visando isso, estaremos explicando como melhorar a usabilidade de usuários com daltonismo na internet (incluindo o GALILEU :D) diminuindo as dificuldades na visualização e detecção de cores.

Existem algumas Extensões nos navegadores que modificam automaticamente a forma com a qual o navegador exibe algumas cores, permitindo ao usuário escolher opções que  melhorem sua visualização, de acordo com o tipo de daltonismo. Seguem algumas delas:

– Colorblinding: Para instalar essa extensão, basta acessar o Google, e pesquisar por “Colorblinding Extension “, clicando na primeira opção listada:

coloblinding
Ao acessar, basta clicar em “Usar no Chrome” para instalar a extensão.
coloblinding2Após a instalação, o usuário poderá habilitar qual o tipo de visualização que melhor lhe atenderá, clicando no ícone disponibilizado logo após a barra de busca de seu navegador:

coloblinding3
Segue um exemplo da tela do sistema utilizando uma das opções disponíveis:

coloblinding4
Agora basta escolher a que melhor lhe atender 😀

– Color Enhancer: Uma outra extensão interessante é o Color Enchancer, que também permite a alteração de paleta de cores de seu navegador, melhorando a usabilidade para daltônicos. Os passos de instalação são os mesmos da extensão citada anteriormente.

Para ativar essa extensão, basta clicar no ícone criado ao lado da barra de busca de seu navegador, e clicar em ATIVAR, seguindo as 2 etapas disponíveis:

coloblinding5
Listamos apenas duas, mas existem inúmeras extensões com essa finalidade disponíveis na internet, que poderão facilitar pessoas com graus distintos de daltonismo.

Esperamos ter ajudado, e agradecemos por ter lido até aqui 😀